Advergames: Usando jogos para a promoção de Marcas

Advergame (fusão das palavras inglesas Advertise = propaganda e game = jogo) é o nome dado a estratégia de comunicação mercadológica (ferramenta do marketing) que usa jogos eletrônicos como ferramentas para divulgar e promover marcas, produtos, organizações e/ou pontos de vista.

Como o mercado de jogos já é um dos mercado que mais crescem, estando a frente de Hollywood, com cerca de um faturamento total (entre venda de jogos e consoles) em torno de 12 bilhões de dólares só último ano, muitas grandes empresas já há algum tempo vem investindo neste setor.

Um Advergame pode: 
- Trazer mais visitas e aumentar o tempo de permanência dos consumidores do site;
- Gerar cadastro e mailing;
- Coletar dados estatísticos;
- Testar a reação do público em relação à um determinado produto;
- Aumentar o reconhecimento da marca.

Advergames, ao contrário dos jogos desenvolvidos por grandes estúdios, tais como God of War e Need for Speed, não exige um orçamento tão alto, uma vez que geralmente são jogos rápidos e com o foco promoção da marca / produto.

Uma das principais ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de Advergames é o Adobe Flash, uma vez que os jogos podem ser publicados em uma Web Site e assim ser acessado das mais diversas plataformas, incluindo de celulares a computadores e nos mais diversos sistemas operacionais, porém, outra ferramenta que vem se popularizando muito pela facilidade de desenvolvimento de jogos é o XNA.

XNA basicamente é um motor de jogo desenvolvido pela Microsoft para o desenvolvimento de jogos eletrônicos (para mais informações, leia no tópico de Como fazer jogos em XNA), sendo uma ferramenta gratuita disponibilizada pela Microsoft na qual você pode facilmente criar jogos para PC (Windows), para o console XBox 360 e para a plataforma Zune, sendo que para a versão 4.0 do XNA framework, a Microsoft estará incluindo também o suporte ao Windows Phone, sendo assim disponibilizando uma forma fácil de desenvolver jogos para os SmartPhones.

Um case que pode ser citado no uso de Advergames desenvolvidos para o XBox são 3 jogos feitos pela Microsoft em parceria com o Burguer King, que seguem seus nome e descritivo abaixo:

Big Bumpin - Este já é o conhecido carrinho de bate-bate dos parques de diversão.

Sneak King
– Você é o Rei e seu objetivo é distribuir hamburgueres para os famintos do reino. Você pontua dependendo da rapidez das entregas.

Pocket Bike Race- Este primeiro jogo é bem similar ao Mario Kart, você pode jogar no modo corrida, batalha, ou uma combinação de ambos.

Nenhum comentário: